Cidades

Santuário Cristo Redentor lança festa de 90 anos

Publicada às 8h47. Atualizada às 13h03

Santuário Cristo Redentor completa 90 anos. Foto: Pedro Conforte

O Santuário Cristo Redentor lançou, nesta segunda-feira (1º), a festa de 90 anos do monumento, que vai acontecer entre os dias 9 e 17 de outubro. O lançamento acontece no dia em que a cidade do Rio de Janeiro celebra 456 anos e conta com a presença de diversas autoridades.

A cerimônia de lançamento começou às 7h30 e contou com a presença do governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; do prefeito do Rio, Eduardo Paes; do presidente da Embratur, Carlos Brito; do ministro do Turismo, Gilson Machado; além de outras autoridades como o senador Flávio Bolsonaro.

"Hoje comemoramos 456 anos do Rio de Janeiro e damos início às comemorações nesse símbolo tão importante para nós. O Rio vem passando por momentos difíceis, mas precisamos ter fé para enfrentar as dificuldades. E com as bênçãos do Cristo Redentor a cidade vai para frente".

Eduardo Paes, prefeito do Rio.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou da cerimônia. Foto: Pedro Conforte

No final da solenidade, com uma sanfona, o ministro do Turismo, Gilson Machado, fez um pequeno show com músicas nordestinas.

"Estamos engajados na recuperação econômica do Turismo. O brasileiro tem que perder a síndrome de cachorro vira-lata, pois seremos o melhor país para Turismo do mundo, nada se compara", disse.

A festa

A festa dos 90 Anos do Cristo Redentor vai acontecer entre os dias 9 e 17 de outubro, na Marquês de Sapucaí, e terá como eixo norteador o Desenvolvimento Sustentável. O ingresso será um quilo de alimento não perecível.

Atrações musicais como Jorge Aragão, Elba Ramalho, Maestro João Carlos Martins, Elymar Santos, e Denis Dj se apresentarão no Palco da Paz, na Praça da Apoteose. Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro também se apresentarão, além de teatro, dança e folclore. Outra atividade prevista é a visita à Tribo Bororos, que marcará um retorno à história do Cristo Redentor.

A programação também contará com uma missa de Ação de Graças pelos 90 anos do Cristo; uma Vila Sustentável e Vila Gastronômica; o desafio "Corrida Cristo Redentor"; a Ação de Amor do Cristo Redentor; o Cristo Tátil; a Quermesse; uma exposição com imagens de Cristos espalhados pelo país; Coro da Princesa; Auto do Cristo Redentor; os dias de Portugal e Itália e o Espetáculo a Céu Aberto.

"Teremos em outubro grandes festas e esperamos que até lá todos há estejam vacinados. Nosso tripé é a sustentabilidade. O objetivo da festa é deixar um legado socioambiental e educativo como referência para o povo do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo".

Padre Omar, reitor do santuário Cristo Redentor.

O dia 5 de junho, dia do Meio Ambiente, será o 'Dia da Geral', em que toda a cidade do Rio será limpada. O setor 'Cristo Sustentável' estará presente com a 'Vila Sustentável' e a 'Ação de Amor do Cristo Redentor'.

A cerimônia de lançamento contou com autoridades religiosas e governamentais. Foto: Pedro Conforte

Coronavírus

O coronavírus não deixou de ser assunto mesmo em dia de festa, o prefeito Eduardo Paes disse que a expectativa é que nos próximos dois meses os idosos com mais de 60 anos e pessoas com comorbidades já estejam vacinadas.

De acordo com Paes, 300 mil cariocas já foram vacinados. Nesta segunda também começa a vacinação dos idosos com mais de 79 anos no município.

"Caminhando do jeito que está caminhando, é possível que até o final de abril tenhamos esses grupos vacinados. No sábado chegou grande quantidade de insumos para a FioCruz, então estamos nessa expectativa", finalizou o prefeito.

< Preso na ponte Rio-Niterói transportando drogas Conheça o aplicativo para ensino remoto do Rio <